É sempre um grande prazer em utilizar um objeto criado por um artesão de metal e admirar sua forma harmoniosa, as técnicas utilizadas e o capricho do profissional. O artesanato em metal exige um grande domínio técnico combinado com um senso de estética, inovação e criatividade.

Basta dar uma rápida olhada ao redor para ver que o metal faz parte do nosso dia a dia: facas, joias, bases para abajures, vasos, utensílios de cozinha, estatuetas, entre tantos outros exemplos. Os diferentes metais, ouro, ferro, bronze, cobre, aço inoxidável etc., prestam-se particularmente para a criação de objetos que combinam utilidade com estética. Conhecido há milênios, o artesanato em metal deu origem a objetos, utilitários ou não, que refletem o estilo de sua época. De fato, o metal é ideal para dar asas à sua imaginação, desde que saiba como trabalhar com ele. Um artesão de metal é muitas vezes um especialista em determinada técnica, material ou tipo de objeto.

Os artesãos de metal também podem optar por se especializar na fabricação de certos itens, como o fundador de sinos, joalheiro, fabricante de ferramentas ou cuteleiro.

A arte de transformar o metal

Um artesão de metal é antes de tudo um criador que projeta e imagina o objeto que vai fazer. Seu perfeito domínio das técnicas de usinagem permite-lhe dar vida aos objetos que imaginou e projetou no papel. Ao contrário do que se possa pensar, o artesanato em metal é uma obra de delicadeza. O martelamento de uma peça de metal, por exemplo, visa modelá-la, mas também dar-lhe uma superfície mais ou menos lisa que contribui para sua beleza.

Na verdade, é à meia-luz da forja que o artesão aquece o metal para poder trabalhá-lo. Esta etapa é fundamental porque a temperatura de aquecimento, perceptível na cor assumida pela peça de metal, orienta o trabalho que pode ser feito sobre ela, conformando, soldando ou revenido. Em seguida, vem a etapa de formatação do objeto. Cada artesão de metal tem à sua disposição uma infinidade de ferramentas específicas para trabalhar o metal. Ferramentas para martelar, dobrar, soldar peças etc. Em uma oficina de artesanato em metal, não é incomum encontrar ferramentas tradicionais como bigornas e martelos associadas à modernidade das máquinas-ferramentas como esmerilhadeiras ou martelos pneumáticos. O metal pode ser trabalhado a frio ou a quente antes de ser acabado.

Saiba quais são algumas das áreas do artesanato em metal

Ferraria

É o ato de moldar ferro ou aço para criar um objeto como portões, esculturas e armas. O ferreiro aquece o ferro ou aço a altas temperaturas para torná-lo macio e mais fácil de modelar.

Ferrador

Um ferrador é um artesão que desenha ferraduras e as prende aos cascos dos cavalos. Ele deve ter habilidades de ferreiro, pois as ferraduras geralmente são feitas de aço. Alguns podem usar outros materiais como alumínio e plástico. O termo “ferrador”, na verdade, vem da palavra francesa intermediária “ferrier”, que se traduz em “ferreiro”. Isso prova o quanto essas profissões são sinônimas.

Funilaria

Objetos feitos de folha de flandres são artigos de lata. O artesão que cria artigos de lata é um funileiro. Os utensílios são os itens mais comuns criados com essa técnica. Não está claro há quanto tempo essa habilidade foi desenvolvida pela primeira vez, mas este é um tipo de arte em metal com a qual nos deparamos quase todos os dias.

Armeiro

Um armeiro é um artesão habilidoso que fabrica armas afiadas de metal. Alguns exemplos são machados, espadas, lanças e escudos. Aqueles que se especializam em fazer espadas são ferreiros. Os armeiros fabricam principalmente armas e rifles.

Latoeiro

O latoeiro é um profissional que fabrica objetos de cobre ou latão. Frequentemente, usam latão, uma mistura de cobre e zinco, para suas criações. Portanto, outro nome para esse tipo de artesão é “braseiro”. O cobre pode, na verdade, ser o primeiro metal usado para a fabricação, pois é fácil de moldar devido à sua maciez.

Joalheiro

Os itens ornamentais usados ​​para decorar ou adornar uma pessoa são joias, assim como a arte de criar esses itens. Os joalheiros costumam usar pedras preciosas e metais em suas criações. Esta é uma tradição importante entre a maioria das culturas em todo o mundo.

Ourives

Uma pessoa que fabrica e conserta itens de ouro é um ourives. Os ourives formam objetos usando métodos como soldagem, fundição, serragem e lima. Por causa da preciosidade do ouro, em alguns lugares os ourives também assumem a responsabilidade bancária.

A Metallica Acessórios tem tudo o que você precisa para valorizar a sua arte

E você? Trabalha com algumas dessas técnicas ou utiliza apenas objetos de metal para decorar? A Metallica Acessórios tem exatamente o que você precisa para proporcionar mais beleza, charme e elegância à sua arte, com dobradiças, fechos, puxadores, ganchos, alças, apliques, cantoneiras, pezinhos e tudo mais o que você puder imaginar em detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos. Acesse agora mesmo www.metallicaacessorios.com.br, faça agora o seu pedido e inicie a sua arte!

Deixe uma resposta