A cerâmica artesanal é uma tendência que já vem de alguns anos e o aumento de sua popularidade segue em alta, por ser considerada, cada vez mais, um recurso de design indispensável. Muita gente está rejeitando os utensílios domésticos produzidos em fábrica e redescobrindo a natureza do artesanato. E muitos artesãos, de carreira ou de hobbie, aproveitam o embalo para explorar a oportunidade comercial.

Muitos já se cansaram da “mesmice” de objetos produzidos em massa, sem personalidade e nenhuma conexão pessoal, que podem simplesmente ser descartados com a moda passageira do próximo mês. São produtos considerados “perfeitos”, por serem simétricos, uniformes e idênticos, quando a verdadeira perfeição de uma peça artesanal se dá justamente por uma nunca ser igual à outra. Cada uma traz sua marca. E quando um artista cria algo, é inevitável que alguma característica sua componha a obra.

OS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER CERÂMICA

Fazer artesanato com cerâmica é uma atividade que proporciona prazer, relaxamento e até diversão. E se você busca iniciar o artesanato com cerâmica, existem itens básicos que você precisa antes de qualquer coisa. Confira:

ARGILA

A argila nada mais é do que terra de grãos finos que pode ser moldada quando molhada. Ela contém areia, minerais, pequenas rochas e outros componentes naturais do solo em diferentes concentrações e são encontradas em 3 tipos: grés, faiança e porcelana. Todas são usadas ​​para finalidades específicas e têm diferentes temperaturas de queima, bem como absorção de água e porcentagens de encolhimento.

A argila grés é ideal para iniciantes, pois é a mais versátil e fácil de trabalhar. É composta por grande variedade de cores, do branco ao marrom escuro. Ela não fica com textura porosa após ser queimada, o que significa que é capaz de reter líquidos sem a necessidade de precisar receber aplicação de esmalte.

A louça de barro é mais espessa, mais pesada, porém mais fraca do que a grés. Também é fácil de trabalhar, mas precisa ser esmaltada se o desejo é por uma cerâmica permeável.

A argila da porcelana é bastante difícil de moldar e requer uma quantidade generosa de água que precisa ser estrategicamente adicionada à mistura durante a moldagem. Se você não adicionar água suficiente, ele seca rapidamente e se você adicionar muita água, ele pode facilmente perder sua forma e desmoronar. Aprender a trabalhar com o porcelanato exige tempo e muita prática. Por isso, a porcelana pode não ser a melhor opção para iniciantes.

RODA DE CERÂMICA

É possível trabalhar a cerâmica sem uma roda de oleiro, como aquela, da inesquecível cena de amor do filme Ghost. Lembra? Mas a limitação em criar objetos baseados em moldes ou inteiramente feitos à mão, pode resultar em peças com aparência imprecisa e desigual.

Para quem deseja fazer cerâmica mais de uma vez e especialmente no formato redondo, é recomendável uma roda de oleiro para que possa soltar a imaginação e criar as peças mais criativas, da maneira certa.

FORNO

O forno simplesmente seca a argila e a transforma em cerâmica após ser moldada. Mas atenção, porque o forno de cozinha não é indicado para queimar cerâmica. Sem contar que, mesmo com um forno adequado, a configuração da temperatura específica necessária para tipos específicos de argila não é tão simples quanto possa parecer. Se estiver muito quente, a argila derreterá e se não estiver quente o suficiente não secará adequadamente.

Antes de escolher qual forno comprar, você pode querer considerar coisas como o tipo de esmalte que usará, o tamanho e as quantidades das peças que você fará, bem como o espaço que você tem disponível.

 

A METALLICA ACESSÓRIOS AJUDA A DAR MAIS PERSONALIDADE AOS SEUS TRABALHOS

Tudo pronto! Já tem a argila, a roda de oleiro, o forno e as ferramentas necessárias. É só começar. E quando a cerâmica estiver pronta, conte com Metallica Acessórios para proporcionar mais beleza, charme e elegância a seus artesanatos, com dobradiças, fechos, puxadores, ganchos, alças, apliques, cantoneiras, pezinhos e tudo mais o que você puder imaginar em detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos. Acesse agora mesmo www.metallicaacessorios.com.br, faça o seu pedido e comece a fazer arte!

Deixe uma resposta