A arte têxtil parece ser um fenômeno bastante novo, mas na verdade já existe há séculos. Essa forma de arte antiga era usada principalmente para fins práticos, como a confecção de roupas em tempos pré-históricos. No entanto, com o passar do tempo, os artesãos começaram a transformar fibras e tecidos em tapeçarias e outros itens decorativos. Hoje, a arte têxtil evoluiu muito e pode ser realizada por pessoas com diversos níveis de habilidade. Para muitos, é um hobby apaixonado que se tornou um negócio lucrativo. Confira agora algumas de suas categorias, nesse artigo que a Metallica Acessórios preparou para você.

Acolchoado (Quilting)

A arte para acolchoar consiste na técnica de usar duas camadas de tecido, geralmente com um material macio colocado entre as camadas e depois costurado. Algumas colchas são penduradas como arte e outras são usadas para motivos mais práticos, como nos aquecer quando está frio.

Confecção de Renda

Desde o século 16, a confecção de renda é uma arte de luxo. Bem trabalhosa e demorada, requer muita habilidade. Nos tempos atuais da produção em massa, a maioria da confecção de renda é industrializada. Porém, muitos artistas ainda mantêm essa tradição por meio do trabalho manual.

Fabricação de Corda

Fabricação de corda é a arte de combinar muitos fios de um material para formar uma corda mais forte. Os fios são combinados trançando e/ou torcendo o material. Os antigos egípcios são a civilização mais antiga conhecida a usar cordas.

Trabalho em Tela (Canvas Work)

O trabalho em tela é uma técnica em que o bordado de linha contada é costurado em uma tela ou em algum outro tipo de material resistente. O tipo mais comum de trabalho em tela é o bordado. Outros tipos incluem petit point e bargello.

Macramé (Knotting)

Macramé é um tipo de material produzido com a técnica de atar. Esta técnica é realizada atando fios ou cordas em um padrão geométrico. A palavra “macramé” deriva de uma palavra árabe do século 13 “migramah” que significa “franja”.

Paracord

Paracord é um cabo feito através de uma corda de náilon leve. É usado para linhas de suspensão de paraquedas, daí o termo. O uso mais famoso do paracord foi durante a missão do Ônibus Espacial Discovery STS-82, onde os astronautas o usaram para consertar o Telescópio Espacial Hubble.

Arte de Fiação Têxtil

Fiação é o processo de combinar fibras para fazer fios. O fio é então usado para criar tecidos que são usados ​​para compor itens como roupas. A técnica mais popular usada para isso é a fiação de anéis. Outros métodos incluem fiação de ponta aberta, fiação de quebra, entre outros.

Tapete Artesanal

Acredita-se que a arte de fazer tapetes existe desde 6500 AC. Eles causam grande impacto profundo em um ambiente, podem unir um cômodo inteiro, servir como uma área designada para brincar ou ler, introduzir alguma cor ou textura em uma área sombria ou atuar como uma peça de decoração. Seja qual for o motivo, todo mundo precisa de um bom tapete.

Gancho de Fio

Gancho de fio é o processo de fazer um tapete usando a técnica de puxar laços ou tecido através de uma base trançada, por meio de um gancho do tipo crochê que puxa o tecido através do material de base. Diz-se que os tapetes com ganchos mais antigos têm origem no século 19 e foram criados em Yorkshire, na Inglaterra.

Artesanato de Tecelagem

A tecelagem é uma técnica usada para criar tecido entrelaçando fios longos. Isso é feito entrelaçando dois conjuntos de fios em um ângulo reto que forma um quadrado de tecido. Existem muitos tipos de estruturas de trama que podem ser produzidas como lisa, sarja, cetim e veludo.

Feltragem (Felting)

Feltrar é o ato de criar com feltro, um tecido feito de materiais como pele, cabelo ou lã, combinados com o uso de calor e grande pressão. O feltro feito de lã é o mais antigo tecido conhecido pelo homem. Há alguns métodos usados ​​para produzir feltro, como feltragem úmida, feltragem de agulha, entre outros.

Conte com Metallica Acessórios para deixar os seus trabalhos sensacionais

Seja qual for a sua preferência de arte têxtil, a Metallica Acessórios dispõe de infinitas opções em acessórios para artesanato que vão proporcionar charme, elegância e valor ao seu trabalho, como armarinhos, chatons, cordões, pérolas, pompons, strass, estênceis e tintas. Acesse agora mesmo www.metallicaacessorios.com.br, faça o seu pedido e comece a faturar!

 

 

Deixe uma resposta