Couro artesanal: uma arte predominantemente manual

O trabalho em couro é um processo antigo de criação de itens com peles de animais. Durante os tempos antigos, os caçadores usavam as peles dos animais que caçavam para se vestir. A roupa, infelizmente, endurecia e apodrecia com o tempo. Para resolver esse problema, eles criaram técnicas primitivas de confecção de couro.

A pele de animal mais comum usada é couro de vaca. Primeiro, o artesão deve limpar a pele. Em seguida, remover o pelo e iniciar o processo chamado curtimento, que ajuda a preservar o material. Finalmente, o trabalho em couro pode incluir elementos decorativos. Entalhar, estampar, ferver, pintar e tingir couro são as técnicas mais comuns. A maior parte do couro é preta ou marrom, mas também pode ser tingido com as cores que preferir.

Principalmente manual, este trabalho permite que o artesão que trabalha o couro domine o material na ponta dos dedos. Este conhecimento de textura, resistência e até envelhecimento lhe permite projetar uma grande variedade de objetos, desde artigos diversos até selas de montaria.

Uma tradição que vem de séculos

Mesmo com a inserção da tecnologia em nossas vidas e apesar do desenvolvimento de máquinas avançadas, como douramento ou corte, o artesão do couro continua a repetir os mesmos métodos dos artesãos mais antigos.

São esses gestos que ainda hoje moldam objetos precisos, confortáveis ​​e, acima de tudo, únicos. Mesmo repetido, cada detalhe é único e renderá resultados na mesma medida.

O trabalho artesanal em couro é, antes de tudo, um elo profundo que une o artesão à sua criação. Por meio dessa relação singular e profunda com o couro, que ocupa um lugar tão importante na vida do artesão.

Após muitos anos de prática na área, o artesão é capaz de diferenciar os diferentes tipos de couro pelo toque e pelos olhos. Couro de vaca, bezerro ou veado são então rapidamente identificáveis ​​e seu uso em um objeto futuro torna-se natural, quase inato.

Uma possibilidade infinita de criações

No trabalho com couro artesanal uma coisa muito fácil de perceber é a infinidade de objetos que o artesão pode fazer com a mesma peça de couro.

Ao contrário das criações industriais, que contarão com a produção em massa de um único modelo, o artesão do couro pode inovar a todo momento, inventando novas formas a cada dia, dando vida à sua imaginação através do domínio dos métodos de seus ancestrais e de um dos materiais mais versáteis para se trabalhar: o couro.

Para ter sucesso, é preciso ter gosto pela beleza, ser muito meticuloso, amar artesanato, ter paixão pelo couro e querer, de coração, trabalhar com esse material magnífico.

E você? Qual a sua arte preferida em couro? Seja qual for, a Metallica Acessórios tem exatamente o que você precisa para proporcionar mais beleza, charme e elegância ao seu trabalho, com dobradiças, fechos, puxadores, ganchos, alças, apliques, cantoneiras, pezinhos, armarinhos, chatons, cordões, pérolas, pompons, strass, tintas e tudo mais o que você puder imaginar em detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos. Acesse agora mesmo metallicaacessorios.com.br, faça agora o seu pedido e inicie a sua arte!

Deixe uma resposta