Mesmo já tendo sua página de vendas ou atuação maciça em redes sociais, participar de uma feira de artesanato é uma ótima maneira de atrair clientes e divulgar seu negócio. Você provavelmente já tem sua clientela on-line e estabeleceu seus métodos de produção e entregas. Agora é a hora de conquistar presencialmente e aumentar as suas vendas, além de coletar, ao vivo e em cores, um feedback valioso de seus novos clientes. Então, prepare seus produtos e busque os eventos!

ESCOLHA O EVENTO MAIS ADEQUADO PARA APRESENTAR O SEU ARTESANATO

É óbvio que, vivendo em meio à pandemia do novo coronavírus, haverá restrições. Mas, com a melhora gradativa do cenário, por meio das medidas restritivas pelas quais passamos, aliadas à vacinação da população, a tendência é que as feiras de artesanato presenciais possam voltar a acontecer, desde que os protocolos de segurança sejam rígidamente respeitados e controlados.

No site www.feirasdobrasil.com.br você poderá conferir as mais completas e atualizadas informações sobre o mercado de feiras de artesanato em todo o país. Uma busca no Google por “Como participar de feiras de artesanato no Brasil” também oferece bons resultados.

Se você for iniciante, busque primeiramente por um pequeno evento local. Dessa forma, você se familiariza com a preparação, configuração, níveis de estoque, fluxo de caixa, atendimento ao cliente e como melhor conduzir o dia de exposição. Use essa porta de entrada para praticar, antes de enfrentar feiras de artesanato de maior porte. Faça uma busca no site da prefeitura de sua cidade por informações de feiras de artesanato locais.

Em breve, será disponibilizado aos usuários cadastrados no portal www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato, uma ferramenta de gerenciamento para a participação em feiras de artesanato apoiados pelo Programa do Artesanato Brasileiro. Vale a pena acessar e conferir.

QUANTO CUSTA EXPOR MEUS PRODUTOS EM FEIRAS DE ARTESANATO?

Os custos são geralmente baixos para feiras de artesanato menores. Entre em contato com os organizadores para saber mais. Às vezes, você terá que pagar uma pequena taxa de adesão para se tornar um membro da cooperativa ou do grupo organizador do evento. Já para feiras de artesanato de maior porte, os valores são mais altos. Porém, o custo-benefício é proporcionalmente bem mais atraente.

Promotores de feiras de artesanato geralmente exigem que você pague antecipadamente e geralmente exigem que o artesão faça um seguro de responsabilidade civil para poder expor no evento. Eles também definem os horários que você deve respeitar e solicitam uma lista antecipada dos itens que estarão em exposição para venda.

O QUE MAIS É IMPORTANTE SABER SOBRE FEIRAS DE ARTESANATO?

Internet

Você e seus clientes podem precisar de acesso à rede em sua barraca ou estande, ainda mais agora, na era do PIX. Algumas feiras de artesanato oferecem acesso WiFi grátis, mas a qualidade costuma ser ruim. Se optar pelo acesso gratuito, você corre o risco de ter surpresas desagradáveis. Portanto, procure alternativas viáveis para não se arrepender mais tarde.

Decoração

Lembre-se que a imagem da sua barraca ou estande vão representar a sua identidade como artista e expositor. Não basta mostrar apenas seus trabalhos. Se tiver espaço para a decoração utilize o seu bom gosto e estilo, capriche bastante e deixe tudo bem atraente para chamar a atenção.

Oportunidades

Não se esqueça de informar seus clientes, parceiros, prospects e fornecedores sobre sua participação na feira de artesanato que for expor sua arte. Envie um e-mail um mês antes e um WhatsApp na semana do evento, para que planejem uma visita.

Expor em feiras de artesanato oferece diversas vantagens para o seu negócio. Ao contrário de outras atividades de marketing, elas fornecem uma vasta plataforma para mostrar a sua arte para um público mais receptivo, fazê-lo se envolver em seu trabalho e atrair mais leads.

CONTE COM A METALLICA ACESSÓRIOS PARA VALORIZAR O SEU ARTESANATO

Caprichar no acabamento de suas peças de artesanato é fundamental para obter sucesso nas vendas em uma exposição. Por isso, conte com Metallica Acessórios para proporcionar toda elegância e beleza a seus artesanatos, tornando-os muito mais atraentes, com dobradiças, fechos, puxadores, ganchos, alças, apliques, cantoneiras, pezinhos e tudo mais o que você puder imaginar em detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos. Acesse agora mesmo https://www.metallicaacessorios.com.br/, faça o seu pedido e boas feiras!

Deixe uma resposta