Não temos a pretensão de fazer nenhum trocadilho, mas o patchwork é o artesanato da vez para aumentar a “sua renda”. Com o frio vindo aí, nada melhor que uma manta bem aconchegante para aquecer. E se for bem bonita, melhor ainda. Não é mesmo? Então, bora juntar rendas e retalhos para botar a mão na massa e começar a faturar um bom dinheiro. 

MAS PATCHWORK É UM ARTESANATO? E O QUE SIGNIFICA?

Patchwork é sim artesanato e trata-se de um termo inglês que significa “trabalho de peças”. Nesse caso, costurar pedaços de tecido, de cores e formas diferentes, para fazer uma peça maior que pode formar um padrão ou desenho.

Trata-se de uma técnica muito antiga que vem ressurgindo depois de ser abandonada em favor do tricô, do crochê e outras atividades criativas. No entanto, é uma prática que está constantemente se reinventando. No passado, os padrões de uma manta de retalhos traziam um significado e muitas vezes contavam uma história, como um casamento, um evento relevante ou representavam um símbolo de família, de clã etc. Essas práticas evoluíram e hoje são o senso de estética e a criatividade que norteiam os resultados dessa arte. Entre a harmonia de cores e formas, cabe ao artesão escolher os diferentes tecidos ou apliques que vão compor o produto final.

O QUE E COMO FAZER O ARTESANATO EM PATCHWORK

É possível criar bolsas, toalhas de mesa ou de centro, painéis decorativos, entre outras peças. Mas as mais famosas, mesmo, são as mantas. A base de uma manta em patchwork começa pela reunião dos retalhos que você já tem e deseja aproveitar. Caso queira personalizar os seus retalhos, pode utilizar estênceis e tintas no tecido de sua preferência.

A partir daí, é a repetição de um ou mais padrões, cuja unidade básica é o bloco e que podem ser montados manualmente ou em máquina de costura. Geralmente, o artesão utiliza modelos de papelão, plástico ou acrílico para fazer formas geométricas.

Um bloco pode ser feito de duas peças, mas você pode encontrar modelos de blocos com várias peças, algumas muito pequenas. A complexidade do padrão dá origem a designers incríveis, mas também significa que pode ser bem mais complicado de ser executado.

É possível também fazer blocos sem modelos, apenas cortando à mão livre. Pode parecer bem difícil trabalhar sem uma referência, mas os resultados são bem impressionantes.

Além dos retalhos em blocos, o artesanato em patchwork pode ser constituído por apliques individuais decorados com os mais diversos tipos de armarinhos, chatons, cordões, pérolas, pompons e strass, representando temas aleatórios como: flores, animais, personagens ou o que a sua criatividade mandar. Podem ser apliques tradicionais com entrada de agulha, os apliques reversos ou com bordas cruas.

CONTE COM METALLICA ACESSÓRIOS PARA FAZER TRABALHOS SENSACIONAIS

Patchwork é, portanto, uma técnica de montagem de tecidos para criar uma obra com padrão geométrico, figurativo ou abstrato. Para que o seu sucesso de vendas seja completo, a Metallica Acessórios dispõe de infinitas opções de acessórios para artesanato, que vão proporcionar charme, elegância e valor ao seu trabalho. Acesse agora mesmo www.metallicaacessorios.com.br, faça o seu pedido, coloque a sua criatividade nos patchworks e comece a faturar!

Deixe uma resposta