Metallica Acessórios te ensina a fazer cerâmica passo a passo

Você gosta de admirar uma mesa com seus pratos e xícaras de café, certo? Então, saiba que é mais fácil do que você pensa e realmente mais gratificante usar sua própria baixela em vez de comprá-la pronta. Crie facilmente pratos, copos ou tigelas exclusivos com o processo de cerâmica que disponibilizamos neste artigo.

Planejar é o primeiro passo

Comece pensando no tamanho, forma e cor do objeto que você deseja criar e para que deseja usá-lo. Cerâmica é um termo bastante vago e existem milhares de maneiras diferentes de atingir seu objetivo. Para projetar seu objeto, você precisa pensar sobre todos os aspectos. Faça um tour pelas lojas para ter algumas ideias.

Se você preferir se limitar a itens pequenos, sua melhor aposta é começar com miçangas, figuras de animais ou caixas decorativas. Mas as possibilidades são infinitas: pratos, tigelas, vasos, decorações de parede, jogos de café, entre tantos outros itens.

Escolha o seu material

Depois de escolher o objeto que deseja fazer, o próximo passo é escolher o seu material. Existem pastas poliméricas que nem precisam ser cozidas, mas são caras e adequadas para os objetos menores. Existem também argilas que requerem queima em diferentes temperaturas e fornecem resultados diferentes.

A massa cozida a baixa temperatura é muito colorida e permite uma decoração detalhada. A desvantagem é que tem pouca resistência à água e requer verniz.

As argilas que queimam em altas temperaturas não são tão coloridas, mas são resistentes, inclusive à água, e podem ser facilmente expostas às intempéries ou ao glacê.

Escolha o método mais adequado para o seu projeto entre as opções abaixo:

  • Roda de oleiro: este é o melhor método para criar objetos redondos e regulares. Você também precisará de um forno de cerâmica e um pouco de prática. É adequado para objetos pequenos e grandes, mas será difícil salvar o trabalho se algum erro for cometido.
  • A modelagem à mão é um bom método para pequenos objetos. É bem simples: basta pegar uma pequena quantidade de argila e moldar na palma da sua mão. Aqueça a argila nas mãos e dê-lhe a forma desejada e use uma esponja úmida para alisar a superfície.
  • Impressão de padrões: método válido para objetos com lado plano. Um ou mais lados do objeto devem ser pressionados contra uma forma. À medida que seca, a argila encolhe, mantendo a forma impressa.

Coloque sua cerâmica em um forno

Primeiro, aumente a temperatura para 850º por 12 horas. Você terá biscoitos ou cerâmica áspera. Esta queima inicial remove física e químicamente a água da cerâmica, de forma que quando a sua peça voltar a entrar em contato com a água, por exemplo para a pátina, ela não volte à sua forma lamacenta. No mundo da cerâmica, os diferentes momentos de cozedura são: pequeno, incêndio, grande incêndio, nível e arrefecimento.

Decore sua arte com um esmalte

Mas, atenção porque o esmalte poderá escorrer. Se quiser fazer padrões precisos, pinte sua cerâmica com uma tinta acrílica adequada e, em seguida, cubra-a com um verniz transparente.

Depois é preciso recozer a cerâmica para derreter o esmalte e selar o objeto. A temperatura de queima depende da argila, do esmalte utilizado e do tamanho do objeto, podendo chegar a 1150º.

Por fim, lixe a base do seu objeto. Às vezes, ele pode ter sido colocado na posição errada no forno e sua base não é mais totalmente plana. Lixe até que o objeto fique bem apoiado em uma superfície plana.

Com acessórios Metallica você dá mais personalidade aos seus trabalhos

Cerâmica pronta? Conte com Metallica Acessórios para proporcionar mais beleza, charme e elegância a seus artesanatos, com dobradiças, fechos, puxadores, ganchos, alças, apliques, cantoneiras, pezinhos e tudo mais o que você puder imaginar em detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos. Acesse agora mesmo o nosso site, faça o seu pedido e comece a fazer arte!

Deixe uma resposta