Metallica Acessórios vai te ensinar a fazer vela artesanal

Você sabia que a estrutura de uma vela não tem nada a ver com cera? Na verdade, é um gel na forma de óleo mineral. É mais fácil de usar do que a cera tradicional e reflete mais luz do que uma vela normal. O gel transparente permite criar muitos efeitos interessantes, como pérolas flutuantes ou cenas subaquáticas. É uma opção perfeita de artesanato para você fazer, vender ou presentear.

Processo de derretimento do gel

Depois de adquirir a sua parafina de gel em alguma loja física ou pela internet, ligue uma fonte de calor. Você pode levar o gel até a temperatura necessária de duas maneiras: em uma panela no fogão ou em um refratário de vidro no forno. Ambos os métodos requerem paciência.

Se for usar o fogão, corte o gel em pedaços, coloque numa panela e leve ao fogo de baixo a médio. Deixe o gel derreter até obter uma consistência espessa e viscosa. Use um termômetro e certifique-se de que não exceda 110º.

Se você for usar o forno, pré-aqueça a 105º. Enquanto estiver aquecendo, corte a quantidade desejada de gel. Assim que o forno estiver quente, insira o gel no refratário e coloque-o cuidadosamente no forno. Deixe derreter por cerca de uma hora. Verifique sua temperatura regularmente com um termômetro para se certificar de que está na temperatura abaixo de 110º, para que não queime ou amarele.

A colocação do pavio

O melhor tipo de pavio para velas artesanais é o de algodão trançado e preparado quimicamente, que não deixa a parafina escorrer. Depois de adquiri-lo, coloque um ponto de cola quente no fundo do recipiente da vela. Pegue um pavio com suporte, coloque sobre a cola e pressione o suporte por alguns segundos. Dessa forma, a broca ficará exatamente onde você deseja.

Se você não estiver usando um suporte, enrole a ponta do pavio em torno de um lápis e coloque o lápis em cima do recipiente de forma que o pavio fique pendurado enquanto o segura no lugar.

Você pode adicionar cor ou fragrância derretendo o gel

Há várias possibilidades para adicionar a cor. Todos eles darão efeitos diferentes. Adicione o perfume ao aquecer o gel. Adicione a cor depois que o gel for derretido para obter uma aparência uniforme.

Use um perfume apolar, compatível com hidrocarbonetos. Se você estiver fazendo seu próprio gel de vela, teste-o com um volume de perfume e três volumes de óleo mineral. Se as duas substâncias se misturam bem, tudo certo. Se você comprou gel, pegue um pequeno pedaço dele e teste o cheiro antes de misturar.

Caso adicione a cor assim que o gel derreter, terá uma aparência uniforme. A cor será distribuída uniformemente por todo o gel. Mas se adicionar ao colocar o gel no recipiente, obterá um efeito de redemoinho. E se adicionar a cor quando o gel estiver quase esfriando, obterá um círculo no topo da vela.

Você também pode adicionar a cor camada por camada, seja na frigideira (despeje o gel, adicione um pouco de corante, despeje, adicione corante e assim por diante) ou diretamente no recipiente. A cor se tornará cada vez mais pronunciada com cada camada.

Prepare as inclusões decorativas

Se você quiser fazer várias camadas, basta cuidar da camada inferior por enquanto. Para fazer inclusões “flutuantes”, despeje o gel várias vezes. Organize as inclusões no fundo do recipiente. Elas mal devem se mover quando cobertas de gel.

Crie uma cena de praia com sal ou areia. Adicione conchas ou pedrinhas para tornar a cena mais interessante. Areia colorida também funciona bem.

Flores ou pétalas são boas opções para complementar as cores de um ambiente e combinar bem com aromas. Por outro lado, se você estiver usando inclusões naturais, pode ser necessário revesti-las com gel antes de colocá-las no gel quente do recipiente. Você pode revesti-los com o mesmo gel para o qual está fazendo a vela.

Se você comprar um gel pronto, certifique-se de que ele tem uma alta densidade se quiser usar inclusões pesadas.

Na hora de despejar o gel

Lembre-se de que quanto mais rápido você derramar, mais bolhas haverá. Se quiser fazer várias camadas de inclusões ou cores, coloque apenas o gel suficiente para a primeira camada. Se as inclusões se moverem quando você passar o gel sobre elas, empurre-as de volta ao lugar usando uma pinça. E se bolhas começarem a se formar na superfície da vela quando você não quiser, aqueça o gel com um secador de cabelo para solucionar o problema.

Deixe esfriar e faça a próxima camada. Assim que a primeira estiver praticamente seca (não deve demorar mais do que alguns minutos), coloque as inclusões da segunda camada na superfície do gel.

Se o pavio não tiver suporte, trate de segurá-lo com cuidado ao despejar.

Lembre-se de que você pode adicionar gradualmente mais cores para criar um efeito gradiente. Repita esse processo em quantas camadas desejar.

Aí, é só deixar a vela esfriar completamente. Deve ficar pronta de três a quatro horas. Corte o pavio de modo que fique saliente cerca de 5 mm antes de queimá-lo.

Quer deixar a sua vela ainda mais linda?

A Metallica Acessórios te dá uma luz. Depois dela pronta, é hora de dar aquele acabamento especial. Escolha entre alças, apliques, pezinhos, decoupage, scrapbooks, estêncil, tintas, apliques e detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos, entre as infinitas opções de acessórios para artesanato. Com Metallica a sua arte vai ganhar em beleza e elegância. Acesse agora mesmo metallicaacessorios.com.br e faça o seu pedido. Estamos te esperando.

Deixe uma resposta