Quem foi William Painter e qual a sua ligação com abridores de garrafas

Algumas invenções parecem insignificantes à primeira vista. Mas muitas vezes um olhar mais atento prova que um dispositivo simples pode ter um impacto revolucionário. É o caso da “tampa coroa”, o estilo universal e indispensável de tampa encontrado em garrafas de cerveja e refrigerante em todo o mundo.

Pois foi William Painter quem a criou em 1891. E embora ele tenha inventado uma série de dispositivos engenhosos, como uma máquina de dobrar papel, assento de ejeção de segurança para trens de passageiros e uma máquina para detectar moedas falsas, nenhum deles fez tanto sucesso quanto a tampinha de garrafa. Não era de se imaginar, mas logo percebeu que a sua grande chance de ganhar dinheiro viria de um objeto descartável para ser vendido em grande escala.

Mas ele inventou as tampinhas. E os abridores?

Antes das “tampas coroas” não eram necessários abridores de garrafas, pois elas eram tampadas com madeira ou cortiça e abertas com saca-rolhas. Mas quando se fizeram necessários, o próprio William Painter os inventou. Ou seja, um gênio para tampar e destampar garrafas. Os lábios do seu abridor de garrafa foram projetados para enganchar sob a borda da tampa, enquanto a uma extremidade pontiaguda ficava no topo da tampa. Levantando a alça para cima, a tampa saia facilmente.

O design original do abridor de garrafas de William Painter ainda é popular atualmente, mas com o passar do tempo e a evolução do mercado, hoje dispomos de diversos tipos. Na verdade, muitas das formas e designs com os quais você deve estar familiarizado se originaram durante os anos 1900.

Voltando no tempo para conhecer alguns modelos vintage

O abridor de garrafas com chave de igreja foi um dos primeiros estilos a se tornar amplamente disponível. Seu design simples, na verdade, lembrava uma chave de igreja real.

Os abridores de garrafa montados na parede eram muito úteis porque exigiam o uso de apenas uma das mãos em ação de alavanca. Em vários projetos iniciais de gabinetes ou refrigeradores, havia o abridor de garrafa integrado. Como nas máquinas de refrigerantes vintage da Coca-Cola, que tinham um abridor convenientemente montado na frente.

A lâmina de barra, ou abridor de velocidade, foi introduzida na década de 1950 e se tornou uma ferramenta popular para agilizar a abertura de garrafas e a aliviar a dor nos pulsos doloridos do barman. Um lado do abridor foi projetado para abrir as tampas, enquanto o outro lado, com uma abertura circular, foi projetado para deslizar pelo gargalo de uma garrafa para puxá-la para fora do refrigerador.

Os abridores de garrafa em forma de figura plana são semelhantes aos abridores de ferro fundido por causa de seu formato e design exclusivos, mas a diferença é que eles são feitos de aço ou latão. Alguns abridores apresentavam um pequeno orifício quadrado chamado “Chave Prest-O-Lite”, que era usado para ligar os faróis a gás dos carros de 1910 a 1930 antes que os faróis elétricos se tornassem populares.

Os abridores de garrafa da Metallica Acessórios são verdadeiras obras de arte

Agora é hora de adquirir os abridores de garrafas mais práticos, criativos e funcionais para você utilizar na criação de peças para espaços gourmet, churrasqueiras, cozinhas e até aquele cantinho especial do bar. Deixe sua imaginação e criatividade fluírem com a linha diversificada de Abridores Fixos de Garrafas Metallica Acessórios.

Deixe uma resposta