Pintura em tecido é uma ótima maneira de dar nova vida a uma camiseta velha, aquela cadeira que está feia ou qualquer outro tecido que você possa trabalhar na forma de artesanato. Ao dominar o básico da pintura textil, você pode até se tornar o seu próprio designer de interiores ou designer de moda. Aprenda a desenhar um padrão, transferi-lo para o seu tecido e depois pintá-lo para dar vida às suas ideias. Mãos à obra!

Para começar é preciso escolher e preparar o tecido

Escolha o seu tecido. Um lavável feito de fibras naturais ou uma mistura de 50% algodão 50% poliéster é melhor para pintar em têxteis. Em seguida, lave-o para evitar qualquer encolhimento no tecido depois de pintado. Use detergente comum para roupas, mas sem amaciante de roupas.

Depois de seco, coloque uma proteção entre as duas camadas de tecido. Você pode usar uma prancheta, papelão ou papel manteiga entre as duas camadas de tecido para evitar que a tinta escorra. Prenda o tecido com alfinetes para mantê-lo no lugar. Coloque um alfinete de costura ou alfinete de segurança em cada canto para evitar que o tecido se mova. 

Agora é a hora de escolher o material

Escolha tinta têxtil líquida em um frasco tipo bisnaga. Esta opção funciona bem se você deseja pintar linhas texturizadas precisas. Segure o frasco como uma caneta e aplique a tinta diretamente no tecido, apertando o frasco de maneira suave e uniforme. É recomendável manter a ponta do frasco em contato direto com o tecido para a melhor aderência da tinta.

Você também pode comprar tinta têxtil em frasco, para ser aplicada com pincel. Este tipo de tinta permite misturar e diluir as cores antes da aplicação.

Em seguida, escolha seus pincéis. Será necessário levar em consideração o efeito que se deseja obter durante a aplicação. As escovas planas têm uma borda chanfrada que permite desenhar linhas finas e pintar sólidos. Os pincéis finos são ideais para pinceladas mais longas. E os redondos são ótimos para misturar cores e para pinceladas mais curtas e acentuadas.

Pronto. Pode iniciar o processo de pintura. Faça sua arte!

Primeiramente, desenhe o padrão de sua escolha a lápis no papel. Experimente algumas combinações de cores em seu padrão antes de riscar seu tecido.

Com um lápis ou marcador, transfira o desenho do seu padrão para o tecido. Para tecidos escuros, use giz. Se você deseja reproduzir um padrão muito preciso, pode optar por fazer um estêncil. Em seguida, segure o estêncil no tecido com fita adesiva para evitar que se mova e manche a tinta. Se você está confiante em suas habilidades artísticas, pode traçar seu padrão muito bem à mão livre.

Depois de traçar seu padrão no tecido, pegue a tinta que você selecionou e aplique-a. Cubra bem as marcas de lápis em seu modelo com tinta para apagá-las.

Dilua suas tintas com água, escolha um pincel bem fino e aplique a tinta com movimentos horizontais. Umedeça levemente o tecido com um pulverizador após a pintura para permitir que as pinceladas escoem levemente umas nas outras. Se a tinta sangrar muito ou muito rapidamente, pare o processo secando a tinta com um secador de cabelo.

Você pode utilizar também tinta spray para têxteis para pintar estênceis. Este tipo de tinta seca mais rápido do que outras tintas têxteis e permitirá que você preencha seus melhores designs estampados com precisão.

Assim que terminar de pintar seu desenho, deixe-o secar por 24 horas e espere 72 horas antes de lavar o tecido.

CONTE COM A METALLICA ACESSÓRIOS PARA SEUS TRABALHOS FICAREM FORA DE SÉRIE

Além da pintura em tecidos a Metallica Acessórios oferece tudo o que você precisa para trabalhar seu artesanato, como dobradiças, fechos, puxadores, ganchos, alças, apliques, cantoneiras, pezinhos e tudo mais o que você puder imaginar em detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos. Acesse agora mesmo https://www.metallicaacessorios.com.br, faça o seu pedido e faça a sua arte!

Deixe uma resposta