Sabonete à base de glicerina: uma excelente opção para artesanato

Fazer sabão pode parecer assustador, especialmente quando se trata de lidar com soda cáustica, mas fazer sabão a partir de uma base de sabão de glicerina é, na verdade, muito fácil e rápido. Esta técnica facilita a confecção de sabonetes decorativos e funcionais, seja para o seu trabalho de artesanato, usar em casa ou para presentear.

O primeiro passo é a compra dos materiais

A glicerina para sabonete pode ser encontrada em lojas especializadas. É uma base para sabão em bloco, para ser derretida. Se você preferir, também é possível fazer sua própria glicerina. Mas comprar ela pronta torna tudo mais fácil e prático. Você vai encontrar os tipos branco ou transparente, sendo que a transparente pode ser incolor ou colorida. Você também vai precisar de:

Óleos essenciais, que são especialmente desenvolvidos para uso em sabonetes de glicerina. Apenas algumas gotas são suficientes. Portanto, não há necessidade de comprar em grandes porções. Os mais utilizados são óleo de lavanda, menta, rosa ou verbena. Mas você deve escolher o que for do seu gosto ou o que estiver mais na moda.

Moldes de sabão, que são vendidos em lojas especializadas, dos menores aos maiores. Certifique-se de que o molde que você compra é adequado para fazer sabão de glicerina. Ele sairá diretamente do molde quando seco.

Álcool medicinal, que se você ainda não tiver em casa, vai encontrar em qualquer farmácia. Despeje em um borrifador limpo, pois será usado para remover as bolhas que se formam no sabão antes de secar.

Derreta a glicerina em banho-maria

Corte a quantidade necessária de glicerina para encher os moldes, depois corte em pedaços pequenos que serão mais fáceis de derreter. Coloque os pequenos pedaços de glicerina em banho-maria e aqueça em fogo médio até que a glicerina derreta completamente.

Você também pode derreter a glicerina no microondas. Coloque os pedaços de glicerina em um recipiente adequado para micro-ondas e aqueça-os em incrementos de 30 segundos até que estejam completamente derretidos.

Você pode derreter um bloco inteiro de glicerina ou adicionar pequenos pedaços à medida que avança até obter a quantidade necessária para fazer seus sabonetes. Os sabonetes terão a mesma massa e o mesmo volume do bloco inicial de glicerina. Eles serão simplesmente moldados para dar-lhes uma forma agradável.

Depois de derretida a glicerina, incorpore os óleos essenciais. Apenas algumas gotas são suficientes, pois elas são realmente concentradas. Misture com uma colher de pau para distribuir uniformemente os óleos na glicerina e retire do fogo.

Prepare os moldes para começar a produzir

Coloque-os sobre uma superfície plana coberta com toalhas de papel. Com o seu borrifador, cubra o interior dos moldes com uma névoa de álcool, de forma a cobrir toda a superfície que ficará em contato com a glicerina. O álcool impede a formação de bolhas no sabão à medida que seca. Caso contrário, você pode ver uma camada de bolhas em seu sabão.

Em seguida, remova o recipiente superior do banho-maria e despeje o sabonete com cuidado nas formas. Preencha os moldes até a borda. Cuidado para não transbordar dos moldes para não ficar deformado.

Se necessário, aqueça o sabão antes de despejá-lo nas formas. Volte o sabonete para banho-maria ou leve ao microondas por alguns segundos até que esteja líquido novamente.

Adicione decorações ao sabonete

É possível incluir objetos sólidos no sabonete para dar um toque de charme. Esta é uma ótima maneira de personalizar sabonetes para fazer lembrancinhas em um chá de bebê ou festa de aniversário. Você também pode decorar seu próprio banheiro com esses sabonetes. Acesse agora o site da Metallica Acessórios e confira as mais diversas opções de itens para você trabalhar no seu artesanato. E muito sucesso!

Deixe uma resposta