Obras criadas em madeira são clássicos. A madeira é um dos materiais mais antigos que o homem utilizou criativamente. Os arqueólogos encontraram ferramentas de marcenaria antigas que datam da era dos Neandertais. Uma forma de arte é tão duradoura que utilizamos para muitos usos práticos do dia a dia.

Os trabalhos em madeira mais comuns incluem fabricação de móveis, pirografia, marcenaria, escultura e carpintaria. Para se tornar um mestre marceneiro, você precisará de muita experiência. Isso se deve à grande variedade de tipos de madeira. Cada tipo de árvore tem seu próprio conjunto de propriedades exclusivas, resultando em diferentes vantagens e usos.

Confira as principais formas de arte em madeira

A intársia é uma técnica de criação de madeira que envolve embutir seções de madeira dentro de móveis, como paredes e pisos. O processo acaba criando um efeito de mosaico. A arte da intársia ganhou popularidade durante a época em que o Egito ficou sob o domínio árabe durante o século XVII.

O estofamento é o ato de cobrir os móveis. Os estofadores usam tecido, acolchoamento, molas e outros materiais. O objetivo é proporcionar conforto e ornamentação, ao mesmo tempo. Apesar da industrialização, muitos estofadores ainda trabalham suas habilidades manualmente. O estofamento feito com alma é uma arte que nunca poderá ser substituída pelas máquinas.

A marchetaria é a técnica de ornamentar superfícies planas de materiais em madeira com a aplicação de materiais diversos para criar padrões detalhados. Os itens inseridos podem incluir madeira, marfim, metal, entre outros. O termo “marchetaria” vem da palavra francesa “marqueter”, que significa “variegar”.

A arte da laca é uma técnica de pintura que utiliza laca, um revestimento feito de resina ou éster de celulose. Às vezes, os artesãos misturam esses ingredientes. O revestimento de laca oferece proteção e um aspecto brilhante. Os artistas também podem adicionar pigmento à laca para um efeito mais colorido.

A pirografia, também conhecida como pirogravura, é o processo de criação de desenhos em madeira usando uma ferramenta aquecida para queimar o material. O pirógrafo é um aparelho elétrico em forma de caneta que executa a gravação por meio do calor e pode ser usado não só em madeira, como também em couro e até mesmo EVA, por exemplo.

A escultura é o ato de decorar a madeira manualmente, usando uma ferramenta afiada para recortar áreas do material. Existem várias técnicas usadas para esculpir madeira. Isso inclui bloqueio, suavização e superfície. As ferramentas que geralmente são usadas incluem cinzéis, ferramentas em “V” e ferramentas de entalhe como goivas.

Carpintaria é a habilidade de fazer e consertar objetos de madeira. Os carpinteiros cortam e montam a madeira para construir um objeto. A história da carpintaria é antiga. Algumas das evidências mais antigas de carpintaria que temos são caixas de água do leste da Alemanha. Os arqueólogos encontraram alguns espécimes que datam de 7.000 anos atrás.

Não importa qual a sua técnica em madeira, a Metallica Acessórios tem o acabamento que você precisa

Qual é a sua arte em madeira? Seja qual for, a Metallica Acessórios tem exatamente o que você precisa para proporcionar mais beleza, charme e elegância à sua arte, com dobradiças, fechos, puxadores, ganchos, alças, apliques, cantoneiras, pezinhos e tudo mais o que você puder imaginar em detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos. Acesse agora mesmo metallicaacessórios.com.br, faça agora o seu pedido e inicie a sua arte!

Deixe uma resposta