Nos últimos anos, a tendência mundial tem ido de encontro com a eco-responsabilidade. Adquirimos o hábito de separar o lixo, de economizar água e energia, de preservar o verde, entre outras coisas. Como qualquer cidadão comum, o artesão também é amigo do ambiente à sua maneira. Na verdade, alguns começaram a fazer upcycling. Mas o que isso quer dizer?

Upcycling ou reutilização “para cima”, também conhecido como “reutilização criativa”, é o processo de uso de produtos, resíduos e peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos.

No artesanato, o upcycling consiste em recuperar materiais antigos ou produtos antigos que não são mais utilizados para transformá-los em um belo objeto de valor. O objetivo é reciclar “de cima”. O “desperdício” torna-se assim um material por direito próprio, que o artesão transforma graças ao seu know-how excepcional em peças únicas.

Artesanato com materiais reciclados

Existem muitas maneiras de aproveitar os materiais que não usaremos mais. Uma delas é fazer artesanato com materiais reciclados. É uma maneira razoavelmente barata de fazer móveis para casa feitos por nós mesmos. Além disso, este estilo ajuda-nos a adaptá-lo aos nossos gostos. Podemos também criar utensílios bastante práticos e úteis para o lar. Se somarmos tudo isso ao fato de que fazemos artesanato com materiais reciclados, também economizamos dinheiro e reduzimos o impacto ambiental que produzimos.

Certamente você terá garrafas de vidro, jornais velhos, etc. com os quais não faríamos nada além de jogá-los no lixo.

 Artesanato com materiais reciclados para decorar a casa

Veremos quais são os principais artesanatos com materiais reciclados que podemos fazer para decorar nossa casa. Estes artesanatos são bastante simples, fáceis de observar e muito baratos. Na verdade, você poderá alterar a aparência geral da sua casa muitas vezes sem ter que gastar muito dinheiro.

Fazer luminárias com garrafas plásticas é um dos artesanatos mais simples e funcionais que integram a criatividade de cada pessoa. Além disso, ajuda a decorar cada canto da sua casa com estilo suficiente, sem ter que gastar nenhum dinheiro. Não só economizamos dinheiro, mas também ajudamos o meio ambiente, dando uma segunda vida à garrafa de plástico, que demoraria centenas de anos para se decompor na natureza.

A primeira coisa a fazer é pintar o frasco da cor desejada e adicionar o soquete com a lâmpada na base. Também pode ser feito com potes que iriam ser descartados, latas de cerveja ou latas de refrigerante. Para fazer essas luminárias, tudo que você precisa é de um aspirador, uma furadeira para fazer os orifícios, um pouco de tinta e luzes pisca-pisca usadas nas árvores de Natal.

Prateleiras, quebra-cabeças, carretéis e lâmpadas

Os pneus reciclados são um dos resíduos mais abundantes nas áreas urbanas. Caso você tenha alguns pneus velhos, pode fazer uma prateleira bonita e peculiar com eles. Esta prateleira é perfeita para colocar na garagem ou no escritório. Com apenas um pneu, pranchas de madeira e algumas habilidades, você pode ter sua biblioteca. Pode deixar a cor natural ou pintar com cores diferentes.

Com certeza você perdeu um quebra-cabeça nas gavetas com peças faltando ou já o fez várias vezes. Ele pode ser usado para obter designs muito atraentes. Esses designs também têm uma infinidade de aplicações. Por exemplo, você pode fazer figuras como uma guirlanda ideal para a árvore de Natal.

Também podemos reciclar carretéis de linha que foram usados ​​por muitos anos na costura. Com os fios você pode fazer muitos artesanatos, como pinturas decorativas para a casa.

Raladores de cozinha também podem ser usados ​​para fazer artesanato. Esses utensílios têm alguns usos além de ralar queijo e outros vegetais. Eles podem ser ótimos para criar luminárias e têm um aspecto bastante charmoso. Você pode fazer o mesmo com o escorredor de pratos e outros utensílios. Basta colocar na parede ou no teto e uma lâmpada dentro. Isso terá um efeito impressionante.

CONTE COM A METALLICA ACESSÓRIOS PARA DEIXAR SEUS TRABALHOS IRRESISTÍVEIS

Depois da sua peça montada com materiais recicláveis, vocês pode escolher entre dobradiças, fechos, puxadores, ganchos, alças, apliques, cantoneiras, pezinhos e detalhes decorativos, nos mais diferentes estilos e modelos, entre as infinitas opções de acessórios para artesanato Metallica, para dar mais charme e elegância à sua arte. Acesse agora mesmo https://www.metallicaacessorios.com.br/ e faça o seu pedido.

Deixe uma resposta